Como acontece todos os meses, na última sexta-feira do mês, a festa de aniversariante foi comemorada por todos os alunos da EMEI SNOOPY e da EMEI ESTRELINHA. Contudo, este mês ela foi um pouquinho mais especial, pois foi a última festa de aniversariante do ano.
Parabéns a todos os aniversariantes dos meses de novembro e dezembro.
Parabéns às cozinheiras que deixam a festa sempre muito "gostosa".
Parabéns a todos os alunos que compartilharam conosco mais um ano letivo.
A seguir, fotos dos aniversariantes das turmas do AG3 A e B da EMEI Estrelinha
sexta-feira, 28 de novembro de 2014
terça-feira, 18 de novembro de 2014
Feriado da Consciência Negra
Conforme calendário escolar, neste feriado da consciência negra não haverá aula nos dias 20/11 (Feriado Municipal) e no dia 21/11 (Ponto Facultativo).
Mas, você sabe a origem deste feriado?
No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos.
Os escravos serviam para fazer os trabalhos pesados que o homem branco não realizava, eles não tinham condições dignas de vida, eram maltratados, apanhavam, ficavam amarrados dia e noite em troncos, eram castigados, ficavam sem água e sem comida, suas casas eram as senzalas, onde dormiam no chão de terra batida.
Muitas pessoas eram contra essa forma de tratar os negros e várias tentativas aconteceram ao longo da história para defender seus direitos. Em 1871 a Lei do Ventre Livre libertou os filhos de escravos que ainda iriam nascer; em 1885 a Lei dos Sexagenários deu direito à liberdade aos escravos com mais de sessenta anos.
Mas Princesa Isabel foi a responsável pela libertação dos escravos, quando assinou a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, dando-os direito de ir embora das fazendas em que trabalhavam ou de continuar morando com seus patrões, como empregados e não mais como escravos.
O dia da consciência negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais.
Hoje temos várias leis que defendem esses direitos, como a de cotas nas universidades, pois acredita-se que, em razão dos negros terem sido marginalizados após o período de escravidão, não conseguiram conquistar os mesmos espaços de trabalho que o homem branco.
Na época da escravidão os negros não tinham direito ao estudo ou a aprender outros tipos de trabalho que não fossem os braçais, ficando presos a esse tipo de tarefa.
Muitos deles, estando libertos, continuaram na mesma vida por não terem condições de se sustentar.
O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.
Por Jussara de Barros
sexta-feira, 10 de outubro de 2014
FELIZ DIA DAS CRIANÇAS
CRIANÇAS, PARABÉNS PELO SEU DIA!
EQUIPE EDUCACIONAL DO CIMEI 22
EMEI SNOOPY E EMEI ESTRELINHA
Feriado do DIA DO PROFESSOR
Gostaríamos de relembrar a todos que, de acordo com o calendário escolar homologado pela Secretaria Municipal de Educação, dia 15 de outubro é feriado escolar em comemoração ao DIA DO PROFESSOR.
Parabéns a todos os nossos queridos "mestres" que dedicam às suas vidas ao ato de educar de seus alunos.
"Educai as crianças e não será preciso castigar os homens". Pitágoras"
quinta-feira, 4 de setembro de 2014
Apresentação dos alunos e mostra de trabalhos encerra as atividades do Mês da Família na escola
No último dia 28 de agosto de 2014, todas as turmas concluíram as atividades do mês da família na escola, tanto na EMEI Snoopy quanto na EMEI Estrelinha, com apresentação das crianças e exposição dos trabalhos realizados no primeiro semestre do ano.
Foi um momento de integração entre a família e a escola, a oportunidade de compartilhamento do que está sendo realizado em sala de aula e a divulgação do Projeto Pedagógico, que está em constante processo de avaliação.
Agradecemos a participação e a colaboração de todos.
Foi um momento de integração entre a família e a escola, a oportunidade de compartilhamento do que está sendo realizado em sala de aula e a divulgação do Projeto Pedagógico, que está em constante processo de avaliação.
Agradecemos a participação e a colaboração de todos.
A seguir, fotos e vídeos da EMEI Snoopy.
Agora dois pequenos vídeos de duas das quatro apresentações que aconteceram no dia.
Assinar:
Postagens (Atom)










































